Blog

O papel das estações de carregamento de veículos elétricos no futuro da experiência do comércio

6 min

Powerdot

The role of EV chargers in the future of the retail experience

A grande maioria das deslocações diárias das pessoas é feita por carros, e os carros a gasolina ou a gasóleo ainda são o meio de transporte mais utilizado. Contudo, estamos cada vez mais cientes da forma como o efeito de estufa e os poluentes atmosféricos prejudicam o nosso ambiente. Por este motivo, os carros elétricos estão a tornar-se a opção mais atrativa para novos compradores e os governos, conscientes da crise ambiental, estão a aprovar leis que promovem estes veículos de baixas emissões. Neste cenário, as estações de carregamento de veículos elétricos desempenham um papel fundamental no aumento de uma frota limpa.

Tendo em conta que as tendências estão a mudar e as novas legislações precisam de ser cumpridas, o que é que isto significa para o seu parque de estacionamento e como pode beneficiar destas mudanças? Saiba mais sobre o carregamento no destino e porque instalar estações de carregamento rápido de veículos elétricos no seu parque de estacionamento deve ser a sua prioridade.

O que é o carregamento no destino?

O segredo das emissões de CO2 extremamente baixas dos carros elétricos é a bateria de iões de lítio que os alimenta, permitindo-lhes funcionar sem queimar qualquer combustível nocivo. No entanto, esta bateria precisa de ser recarregada para que os VE funcionem, pelo que é necessário criar uma nova solução para satisfazer as necessidades dos utilizadores de VE. A maioria carrega o seu carro em casa, mas além da conveniência, isto deve-se ao facto de as estações de carregamento de veículos elétricos ainda não estarem suficientemente difundidas.

Felizmente, cada vez mais estações de carregamento de veículos elétricos estão a aparecer em locais públicos e semipúblicos, o que é chamado de “carregamento no destino”. Este tipo de carregamento está presente em centros comerciais, supermercados, restaurantes, escritórios, hotéis, parques de estacionamento e muitos outros locais. Resumidamente, permite aos utilizadores carregar os seus veículos nos lugares em que estariam para realizar as tarefas do dia a dia, utilizando o tempo que passam ocupados a fazer compras, por exemplo, para recarregar a bateria do seu VE.

O carregamento no destino é extremamente atrativo para os utilizadores de VE e está a provar ser uma escolha cada vez mais popular. Reduz a ansiedade de alcance ao destino e o medo de ficar sem bateria, permitindo aos utilizadores fazer carregamentos rápidos, em vez de parar numa estação de propósito. E se for conveniente e eficiente para eles, também oferece vantagens inegáveis para os proprietários de parques de estacionamento que os instalam.

Promover a sustentabilidade e conquistar a fidelidade do cliente

A instalação de estações de carregamento de veículos elétricos no seu parque de estacionamento é, em primeiro lugar, uma excelente forma de contribuir para a sustentabilidade e de fazer parte desta mudança. Assegura-lhe que está a fazer a sua parte para ajudar o ambiente, além de cumprir as novas legislações e antecipar-se às mesmas. De facto, um grande número de países comprometeu-se agora a proibir a venda de carros com motor de combustão interna nos próximos anos – a preparação antecipada do seu parque de estacionamento para a revolução dos VE garante uma mudança mais fácil. Além disso, oferecer mais oportunidades aos utilizadores de VE e aumentar a consciencialização sobre as estações de carregamento de veículos elétricos irá, certamente, encorajar outras pessoas a darem este passo.

Por outro lado, fazer esta mudança mostra aos seus clientes que se preocupa com o ambiente, algo com que cada vez mais pessoas revelam um grande interesse. Demonstra que o seu negócio está disposto a construir um futuro mais verde e estabelece uma reputação de estar à altura da tendência e de compreender os valores dos seus clientes. Isto assegura uma maior fidelidade dos clientes, uma vez que eles são mais propensos a apoiar o seu negócio se sentirem que ele está alinhado com as suas crenças. Por fim, está a oferecer-lhes comodidade, assegurando que eles irão voltar – especialmente se o seu parque de estacionamento estiver à frente dos outros e oferecer serviços de carregamento de veículos elétricos que ainda são demasiado escassos.

Atrair mais clientes

Além de os seus clientes atuais ganharem fidelidade e continuarem a utilizar o seu parque de estacionamento, a instalação de estações de carregamento de veículos elétricos também vem atrair novos clientes. E embora a reputação positiva que o seu negócio está a ganhar tenha certamente alguma influência, há outra razão muito prática – os utilizadores de veículos elétricos estão sempre à procura de locais convenientes para carregarem os seus veículos e até utilizam mapas que mostram onde se encontram as estações de carregamento mais próximas.

A colocação do seu negócio nestes mapas e aplicações promove-o e assegura que novos clientes virão até si, dando-lhe uma vantagem competitiva. De facto, estas estações de carregamento ainda não estão suficientemente difundidas, pelo que ao disponibilizar este serviço antes que outros o façam, oferece ao seu parque de estacionamento uma enorme vantagem e pode fazer o seu negócio destacar-se, trazendo, inevitavelmente, nova clientela.

Por fim, a principal razão para atrair novos clientes para o seu parque de estacionamento é, em última análise, aumentar a afluência do seu parque de estacionamento, aumentando por sua vez a afluência do seu espaço comercial. Os clientes que inicialmente chegaram ao seu parque porque encontraram as suas estações de carregamento online são extremamente propensos a utilizar os seus serviços enquanto o seu VE carrega, tirando partido do carregamento no destino e tornando-se assim clientes do seu negócio, trazendo mais receita.

Obter rendimento adicional

Para além de trazer mais clientes, a instalação de estações de carregamento de veículos elétricos oferece imensas vantagens financeiras e fontes de receitas para o seu espaço comercial. Os clientes que carregam os carros no seu parque de estacionamento serão encorajados a permanecer mais tempo no seu supermercado, restaurante, ginásio, etc., por vezes até esperando propositadamente que o carro esteja totalmente carregado e, inevitavelmente, acabando por gastar mais. Seja qual for o seu espaço comercial, ao oferecer aos clientes a possibilidade de carregar os seus carros no seu parque de estacionamento, irá alterar o período de tempo que eles passam a utilizar os seus outros serviços.

Por fim, as próprias estações de carregamento de veículos elétricos podem ser uma fonte de receita – com a Powerdot, a receita das suas estações de carregamento de veículos elétricos é partilhada, enquanto cuidamos da instalação, manutenção, software de monitorização e muito mais. A instalação de carregadores de carregamento rápido de veículos elétricos no seu parque de estacionamento oferece um rápido retorno do investimento – e como já tem o espaço para os carros, adicionar um carregador só acrescenta vantagens.

Instale estações de carregamento no seu parque de estacionamento com a Powerdot

Optar por estar na linha da frente na tendência oferece inúmeras vantagens aos proprietários de parques de estacionamento, e a Powerdot oferece-lhe exatamente isso. A nossa parceria garante um custo zero na instalação, uma vez que investimos tudo na sua localização, e um custo zero na manutenção, uma vez que cuidamos dos seus carregadores, aconteça o que acontecer. Além disso, os nossos especialistas monitorizam a atividade dos seus carregadores com o nosso software de monitorização, para compreender melhor as necessidades dos seus clientes e otimizar o seu potencial. Por fim, trabalhamos em estreita parceria com todas as aplicações de Carregamento e Mapeamento de VE, assegurando que os clientes irão sempre encontrá-lo.

O carregamento no destino está a tornar-se uma parte da experiência de comércio, e ao escolher a Powerdot, o operador número um em espaços comerciais assegura-lhe o início desta mudança da melhor forma possível. Contacte-nos ainda hoje para saber mais sobre as nossas soluções de carregamento de VE.

Fique a par de todas as
novidades Powerdot:

Powerdot assegura €100 Milhões em novo investimento para acelerar a Mobilidade Sustentável na Europa

Top 6 carros elétricos do futuro: os modelos mais esperados

Carros elétricos: um futuro promissor e sustentável em Portugal

Carros elétricos: um futuro promissor e sustentável em Portugal

The role of EV chargers in the future of the retail experience

O papel das estações de carregamento de veículos elétricos no futuro da experiência do comércio

Quanto tempo demora a carregar um carro elétrico?