Blog

Carregamento no Destino: benefícios para as empresas e proprietários de VE

5 min

Powerdot

Saiba como o carregamento no destino beneficia os proprietários e empresas de VE e como a Powerdot pode apoiar o crescimento das infraestruturas de carregamento.

Nos últimos anos, os veículos elétricos (VE) tornaram-se bastante populares enquanto uma alternativa mais ecológica em relação aos automóveis tradicionais movidos a gasolina. Para que tenha uma ideia, os veículos de propulsão alternativa (APV) – incluindo carros a bateria e híbridos – conquistaram mais de 50 por cento do mercado automóvel da UE em 2022. Neste sentido, o carregamento no destino é um fator de mudança, uma vez que oferece uma opção de carregamento mais cómoda e económica no dia-a-dia. O que acha de não ter de se preocupar em recarregar o seu automóvel, uma vez que terá um carregador em todo o lado?

Uma das maiores preocupações que os potenciais compradores de automóveis têm ao considerar um veículo elétrico é a sua autonomia. Este receio chama-se “ansiedade de autonomia”, ou seja, o medo de não ter carga suficiente na bateria para concluir uma viagem. Este pode ser um forte fator na hora de decidir comprar um carro elétrico. Tal como ficar sem gasolina num automóvel convencional, conduzir um VE que fica subitamente sem carga pode ser inconveniente e desagradável.

Para resolver este problema, são já vários os proprietários de veículos eléctricos a recorrer ao carregamento no destino para carregar os seus veículos em viagem.

 

O que é o carregamento no destino?

O carregamento no destino refere-se à prática de carregar um carro elétrico num local específico, como hotéis, restaurantes, centros comerciais, ginásios, supermercados, entre outros. Estas estações de carregamento permitem que os proprietários de veículos elétricos carreguem os seus veículos enquanto fazem compras, jantam ou passam algum tempo nesses locais.

Embora alguns proprietários de automóveis elétricos tenham instalado estações de carregamento em casa, a realidade é que nem toda a gente tem acesso a uma estação de carregamento pessoal e mesmo aqueles que têm podem precisar de carregar os seus veículos em viagem.

 

Quais são as vantagens para os condutores de veículos elétricos?

Em primeiro lugar, uma das principais vantagens do carregamento no destino é o facto de proporcionar aos proprietários de carros elétricos mais opções de carregamento. Com as estações de carregamento tradicionais, os proprietários de VE têm muitas vezes de planear cuidadosamente as suas viagens, assegurando-se de que têm autonomia suficiente para chegar ao seu destino e a qualquer estação de carregamento necessária ao longo do caminho.

Em segundo lugar, o carregamento no destino permite também que os proprietários de VE carreguem os seus automóveis enquanto estão fora, sem se preocuparem em encontrar uma estação de carregamento na estrada. Isto torna a posse de um veículo elétrico mais conveniente e ajuda a aliviar a ansiedade em relação à autonomia.

Em terceiro lugar, para além de proporcionar aos proprietários de carros elétricos mais opções de carregamento, o carregamento no destino também potencializa o aumento do número de proprietários de VE. À medida que mais e mais estações de carregamento são instaladas em destinos conhecidos, mais pessoas serão encorajadas a adoptar os veículos elétricos, sabendo que podem facilmente carregá-los enquanto se deslocam. Isto pode ajudar a acelerar a adesão aos carros elétricos e apoiar a transição para um sistema de transportes mais limpo e sustentável.

 

Também é benéfico para os proprietários de parques de estacionamento?

Para as empresas que oferecem carregamento no destino, também existem vários benefícios. O carregamento no destino contribui para o apoio ao comércio local – ao instalar estações de carregamento de veículos elétricos nas suas instalações, as empresas atraem quem procura um local para carregar os seus veículos. Isto não só proporciona aos proprietários de automóveis elétricos uma opção de carregamento conveniente, como também ajuda a aumentar o tráfego pedonal no comércio local, beneficiando a economia local.

Além disso, ao disponibilizar instalações de carregamento, as empresas atraem clientes preocupados com o ambiente e que procuram uma forma conveniente de recarregar os seus veículos. Esta pode ser uma óptima forma de diferenciar uma empresa dos seus concorrentes e apelar a um mercado crescente de proprietários de VE.

Adicionalmente, a oferta de carregamento no destino também contribui para que as empresas reduzam a sua pegada de carbono. Ao incentivar a posse e a utilização de veículos elétricos, as empresas ajudam a reduzir as emissões e a melhorar a qualidade do ar na sua área circundante. Isto pode ser uma óptima forma de demonstrar um compromisso com a sustentabilidade e ter um impacto positivo no ambiente. Se quiser saber mais, explorámos estes temas mais profundamente no artigo do nosso blogue “O papel das estações de carregamento de veículos elétricos no futuro da experiência de comércio”. 

 

Desafios da instalação de estações de carregamento no destino

Um dos principais desafios da implementação do carregamento no destino é, no entanto, a necessidade de infraestruturas. Para oferecer o carregamento no destino, as empresas e outras organizações devem ter o equipamento e as instalações necessárias para apoiar o carregamento de carros elétricos. Trata-se de um investimento significativo que pode exigir a instalação de equipamento de carregamento especializado e a disponibilização de lugares de estacionamento dedicados aos VEs.

 

Para além dos custos de instalação, as estações de carregamento de veículos elétricos têm custos operacionais e de manutenção contínuos. Estes custos podem incluir os custos de eletricidade e os custos de manutenção e reparação das estações de carregamento. Estes custos podem representar um encargo significativo para as empresas.

 

Simplificar o Carregamento no Destino: como é que a Powerdot pode ajudar a sua empresa

Como referido anteriormente, alguns dos principais desafios do carregamento no destino são o custo do equipamento, a instalação, a manutenção e as despesas operacionais, como a eletricidade. No entanto, a Powerdot oferece uma solução para as empresas que pretendem disponibilizar o carregamento de veículos elétricos aos seus clientes. Desde a cobertura dos custos do equipamento, da instalação, da manutenção e dos custos operacionais e com um modelo de partilha de receitas, a Powerdot permite que as empresas capitalizem os seus locais de estacionamento existentes e acrescentem uma fonte de receita adicional.

Esta parceria é uma vantagem recíproca, uma vez que a Powerdot expande a sua rede de carregamento e estabelece uma presença em locais estratégicos, enquanto os proprietários de empresas podem desfrutar de tranquilidade sabendo que a empresa supervisiona as operações diárias e partilha uma percentagem das receitas dos carregadores de veículos elétricos. Deixe de se preocupar com os custos de instalação ou manutenção, acrescente uma nova fonte de receita e ofereça um excelente serviço, que irá atrair mais clientes e aumentar a lealdade dos seus clientes.

 

Fique a par de todas as
novidades Powerdot:

Powerdot assegura €100 Milhões em novo investimento para acelerar a Mobilidade Sustentável na Europa

Top 6 carros elétricos do futuro: os modelos mais esperados

Carros elétricos: um futuro promissor e sustentável em Portugal

Carros elétricos: um futuro promissor e sustentável em Portugal

The role of EV chargers in the future of the retail experience

O papel das estações de carregamento de veículos elétricos no futuro da experiência do comércio

Quanto tempo demora a carregar um carro elétrico?