Blog

Top 6 carros elétricos do futuro: os modelos mais esperados

5 min

Powerdot

Os carros elétricos são o futuro e prova disso é o aumento da venda destes carros em 2022 na UE, números que demonstram que cada vez mais pessoas se movem para abraçar a emissão zero. Consequentemente, existe um aumento da produção dos automóveis elétricos, onde mais fabricantes acrescentam um número crescente de carros elétricos à sua gama. Desde fabricantes de automóveis como a Jeep, a Hyundai, a Mini, a novos nomes como Polestar.. Se está a pensar em fazer a transição de um carro tradicional para um elétrico ou se procura algo fora de série, este artigo é para si.

Criamos uma lista dos top 6 carros elétricos do futuro, modelos que ainda não estão disponíveis, mas que estarão em breve.

 

1.Kia EV9

Previsto para finais de 2023 e criado para competir com o Tesla Modelo X ou o Mercedes EQB, o Kia EV9 é o carro elétrico do futuro para ir de férias com a família.  Este SUV de três filas e sete lugares oferece o conforto certo para grandes viagens. O EV9 funciona em todas as superfícies, inclui tração às quatro e poderá oferecer uma condução autónoma, de orientação da faixa de rodagem e controlo cruise. A marca ainda não ofereceu detalhes sobre a potência e autonomia, mas o objetivo é de uma autonomia acima dos 450 km.

 

2. Jeep Recon


Alguma vez pensou que os carros elétricos do futuro pudessem passar por um jipe todo-o-terreno? Com vista para produção em 2024, a Jeep apresenta um SUV com propulsão 100% elétrica, de características similares ao Wrangler, com vidros e portas amovíveis, um tejadilho retrátil e um pneu sobressalente na parte de trás. Apesar de ainda não sabermos a sua possível potência e autonomia, esperamos ansiosos por este lançamento!

 

3. Mini Aceman

A Mini tem como objetivo a redução do impacto global da produção automóvel e o Aceman é prova disso mesmo. Esperado em 2024, este carro elétrico do futuro foi concebido como um automóvel 100% elétrico e composto por materiais reciclados e sustentáveis, eliminando o couro tradicional da marca. Prevê-se uma autonomia acima dos 150 km e 181 cv de potência. Com a última tecnologia de ponta, poderá projetar gráficos e imagens para o seu carro, por exemplo: mostrar um mapa através do tablier no carro.

 

4. Polestar 5

Conhecido como o conceito Precept, o Polestar 5 é o futuro concorrente da Tesla Model S e Porsche Taycan. Este carro elétrico do futuro é o equilíbrio certo entre uma direção desportiva e conforto. Segundo a marca, a sua estrutura irá destacar-se no mercado, uma vez que o seu interior é repleto de materiais sustentáveis e a sua composição será em alumínio para combater o peso das baterias elétricas. Embora não tenhamos ainda informações sobre a potência e autonomia, o modelo Polestar 2 apresentava 470 km de autonomia, 408 cv de potência e acelera até aos 100km/h em menos de 5 segundos, como tal devemos esperar ainda melhores funcionalidades para este modelo.

 

5. Hyundai Ioniq 7

Bem-vindo a um dos carros elétricos do futuro que ficará no topo da linha da Hyundai. Construído com base no design do atual Paladise da Hyundai, este SUV de três filas terá um alcance de 483 km de autonomia e 308 cv de potência. Com capacidade de conduçāo autónoma e carregamento sem fio, este carro é uma de condução premium nas māos.

 

6. Audi A6 e-tron

Previsto para 2024, a Audi apresentou aquele que pode ser um dos carros mais bonitos do mercado. Este carro elétrico do futuro dá a conhecer a nova plataforma PPE (Premium Platform Electric), que acomoda uma bateria de 100 kWh e que permite uma autonomia

até 700 km. Além disso, a sua capacidade de carregamento é super rápida, capaz de carregar 300 km de autonomia em apenas 10 minutos. A iluminação do A6 e-tron recorre à tecnologia Digital LED Matrix que através dos faróis dianteiros permite fazer projeções para uma parede, como por exemplo, jogar um videojogo, usando o seu smartphone como comando. Apesar de não existirem muitos detalhes de como será o A6 elétrico, sabemos que terá versões de um ou dois motores elétricos e que haverá a versão carro e carrinha.

 

Evoluçāo dos carros elétricos do futuro

São várias as mudanças e planos para os carros elétricos do futuro. Uma delas será a introdução da IA, que permitirá abrir o carro por fora através de reconhecimento facial, dar um aviso ao condutor sobre bicicletas perto, utilizar a voz para controlar funcionalidades e até mesmo alterar sobre distrações na estrada.

A realidade aumentada também é algo que está a ser estudado pelos fabricantes. Desta forma,  através de sensores e câmeras posicionadas fora do veículo, o condutor receberá informações sobre o trânsito, possíveis acidentes e o comportamento de outros na estrada. A realidade aumentada poderá ganhar novos desenvolvimentos à medida que surgem novos estudos sobre a condução autónoma. Dividida em níveis de 0 a 5, a condução autónoma é uma função em que os veículos são conduzidos sem necessidade de ação humana. Desde o nível básico em que o carro se mantém de forma autónoma dentro da pista e com uma distância segura dos carros ao nível 5, em que o condutor pode até dormir enquanto o veículo conduz por si sem limitação do perímetro para circulação.

O desenvolvimento e estudo das baterias está em constante mudança, mas ano após ano surgem baterias com maior duração e que demoram menos tempo a carregar. A incorporação de painéis solares também está em estudo, desta forma, o veículo poderá armazenar energia vinda da luz solar, que é limpa e gratuita. Como pode ver, são várias as vantagens em obter um carro elétrico, maior conforto e uma experiência segura e ecológica.

 

O Impacto ambiental e sustentável

Como podemos ver acima na lista dos carros elétricos do futuro, são já vários os esforços dos fabricantes para obter uma produção sustentável e amiga do ambiente. Desde o uso de  materiais recicláveis a materiais produzidos através de energias renováveis. Para nós, enquanto condutores, um dos maiores incentivos é a pegada ecológica.

Com emissões nulas de CO2 durante a sua utilização, os carros elétricos reduzem as implicações na atmosfera provocadas pelos gases distribuídos pelos carros tradicionais. Assim como contribuem para o não desperdício de energia, enquanto que os veículos dependentes de combustíveis fósseis como o petróleo, implicam vários efeitos negativos no ambiente.

A preocupação do mundo com as emissões nulas de CO2 tem vindo a aumentar, por isso espera-se que no futuro todos nós façamos parte de uma rede altamente sustentável. São já vários os países em que a condução de veículos a combustão é restrita. Portugal ainda não é um deles, mas esforços promissores para que haja uma reduçāo da produçāo e venda de automóveis a combustāo a partir de 2025 pela UE surgem como um objetivo global.

Embora ainda haja um caminho a percorrer para estabelecer uma condução mundial 100% elétrica, estamos a dar largos passos. Desde o aumento de instalações de carregamento, a veículos elétricos com menor valor de compra e até a incentivos fiscais da parte do governo. Tudo indica que mais tarde ou mais cedo faremos esta transição e se tem um negócio e está a pensar em proporcionar uma melhor experiência aos condutores de carros elétricos fale connosco. A Powerdot tem a solução para aquilo que necessita.

Fique a par de todas as
novidades Powerdot:

Powerdot assegura €100 Milhões em novo investimento para acelerar a Mobilidade Sustentável na Europa

Top 6 carros elétricos do futuro: os modelos mais esperados

Carros elétricos: um futuro promissor e sustentável em Portugal

Carros elétricos: um futuro promissor e sustentável em Portugal

The role of EV chargers in the future of the retail experience

O papel das estações de carregamento de veículos elétricos no futuro da experiência do comércio

Quanto tempo demora a carregar um carro elétrico?