Blog

Powerdot e Miio lançam Autocharge em Espanha e França, com previsão de lançamento em Portugal até final deste ano

4 min

Powerdot

Powerdot e miio lançam Autocharge em Espanha e França, com previsão de lançamento em Portugal até final deste ano

Lisboa e Aveiro, 06 de junho de 2023 – A Powerdot e a Miio, duas empresas portuguesas que estão a revolucionar o setor da mobilidade elétrica na Europa, anunciam o lançamento da funcionalidade Autocharge em Espanha e França, permitindo que um veículo elétrico comece a carregar automaticamente assim que é ligado a uma estação de carga compatível, sem a necessidade de o condutor necessitar de iniciar o processo de carga manualmente a cada utilização. Trazer esta nova funcionalidade para o mercado português até ao final deste ano é também um dos objetivos das duas empresas nacionais. 

Para ativar o Autocharge, os utilizadores devem descarregar a app Miio, configurar o seu veículo, e após seguir as instruções na primeira carga, utilizá-la ao carregar em todos os pontos de carregamento Powerdot – presentes em espaços comerciais como supermercados, centros comerciais, lojas de especialidade, hoteis, restaurantes e outros. Desta forma, a experiência de carregamento torna-se ainda mais simples e integrada na vida dos utilizadores de veículos elétricos.

“O nosso objetivo com este lançamento é continuar a levar aos nossos clientes a melhor experiência de utilização, complementando as suas atividades do dia a dia e transformando a forma como os utilizadores carregam os seus veículos elétricos em Espanha, França e, futuramente, em Portugal”, refere Luís Santiago Pinto, CEO da Powerdot.

“O nosso compromisso conjunto para introduzir o Autocharge proporcionará uma experiência verdadeiramente simples e sem complicações para os condutores de veículos elétricos, tornando a mobilidade elétrica mais acessível e conveniente em toda a Europa. Carregar um veículo elétrico será tão simples quanto carregar um telemóvel.”, salienta Daniela Simões, CEO da Miio. “Como parceiro de longa data, a Powerdot tem contribuído excecionalmente para melhorar a simplicidade e inovação no mercado, acelerando a transição para um futuro mais sustentável”.

Autocharge – uma forma mais simples de carregar um veículo elétrico

O Autocharge refere-se a uma funcionalidade que permite que um veículo elétrico comece a carregar automaticamente assim que é ligado a uma estação de carga compatível, sem necessidade de o condutor iniciar manualmente o processo de carga a cada nova utilização. 

O carregamento automático pode ser utilizado para simplificar a experiência num contexto de carregamento público de algumas formas diferentes:

  • Elimina a necessidade de interação do condutor: Com o Autocharge, o processo de carregamento começa assim que o veículo é ligado, sem necessidade de o condutor interagir com o posto de carregamento, aplicação de smartphone, ou qualquer outro dispositivo. Isto pode ser particularmente útil em contextos de carregamento público em locais movimentados, onde os condutores possam ter de carregar os seus veículos num curto espaço de tempo. 
  • Otimiza o processo de pagamento: Em alguns casos, o Autocharge pode também ser utilizado para cobrar automaticamente o método de pagamento pré-definido pelo condutor, sem que este necessite de introduzir manualmente as informações de pagamento ou interagir com um sistema de pagamento separado. 
  • Melhora a disponibilidade e a eficiência: Ao simplificar o processo de carregamento e ao reduzir o tempo necessário para cada sessão de carregamento, o Autocharge pode também ajudar a melhorar a disponibilidade e eficiência das estações de carregamento públicas. Isto pode ajudar a reduzir os tempos de espera e assegurar que mais condutores possam aceder aos postos de carregamento de que necessitam, o que pode ser particularmente importante em áreas com um elevado número de veículos elétricos ou com infraestruturas de carregamento limitadas.


Em geral, ao simplificar o processo de carregamento, otimizar o pagamento e melhorar a disponibilidade e eficiência, o
Autocharge pode ajudar a tornar o carregamento público mais conveniente e de fácil utilização para os condutores de veículos elétricos. A Powerdot e a Miio têm vindo a inovar, ao longo dos últimos anos, no sentido de tornar o carregamento de um veículo elétrico mais simples, prático e conveniente em Portugal e não só. 

Fique a par de todas as
novidades Powerdot:

Powerdot assegura €100 Milhões em novo investimento para acelerar a Mobilidade Sustentável na Europa

Top 6 carros elétricos do futuro: os modelos mais esperados

Carros elétricos: um futuro promissor e sustentável em Portugal

Carros elétricos: um futuro promissor e sustentável em Portugal

The role of EV chargers in the future of the retail experience

O papel das estações de carregamento de veículos elétricos no futuro da experiência do comércio

Quanto tempo demora a carregar um carro elétrico?